Percursos Gerais lança quarta fase do programa nas Regionais Sedese Governador Valadares e Timóteo

A quarta fase do programa Percursos Gerais foi lançada nesta quinta-feira (28/10), em Governador Valadares, pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, com os municípios que compõem as Regionais Sedese de Governador Valadares e Timóteo.

A iniciativa do Governo de Minas para combater a vulnerabilidade de famílias nas cidades de menor IDH-M do estado visa estimular e capacitar as pessoas em direção à autonomia.

Na reunião foi assinado o termo de implementação do Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia e alinhadas as ações previstas para serem executadas, iniciando assim as atividades relacionadas ao programa na região.

O termo assinado pelos prefeitos, seus representantes e pela secretária Elizabeth Jucá prevê ações nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, melhoria habitacional, esporte e lazer, direitos humanos, prevenção às drogas e geração de renda.

Par dar início ao programa, será realizado um diagnóstico para identificar quais são as maiores vulnerabilidades sociais dos 8 municípios. Este diagnóstico será utilizado para a elaboração do planejamento de atuação da Sedese e demais secretarias com proposição de atuação intersetorial entre as políticas públicas do governo. As Regionais Sedese de Governador Valadares e Timóteo serão os centros da articulação do Percursos Gerais no território.

O Superintendente de Integração e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedese, Henrique Carvalho, apresentou detalhes do projeto, o cronograma de implantação e salientou a importância do Percursos Gerais. “O programa continua avançando no sentido de atender todos os municípios com IDH baixo de Minas Gerais. Até o ano que vem, conseguiremos atender todos e com certeza contribuir para a solução definitiva da situação de vulnerabilidade das comunidades desses municípios”, afirmou o superintendente.

Para a secretária Elizabeth Jucá, este projeto tem o diferencial de ser construído em conjunto com os municípios. “Foi um momento muito proveitoso, de troca de experiências e aprendizado. Conversamos com mais de 50 gestores de assistência social sobre o desenvolvimento de Minas Gerais no nosso campo de atuação. O lançamento da quarta fase do Percursos Gerais nesta data em especial marcou de forma positiva o Dia do Servidor Público”, enfatizou.

Participaram da reunião representantes das gestões municipais e profissionais que atuam com desenvolvimento social nas cidades de Alvarenga, Nacip Raydan, Nova Belém, São José da Safira, São José do Jacuri, São Sebastião do Maranhão, Senhora do Porto e Imbé de Minas.

Percursos Gerais

O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia é parte da estratégia do Governo de Minas Gerais na busca pela redução das múltiplas formas de vulnerabilidade social a partir da ação intersetorial entre as diferentes áreas da Sedese. A proposta é que o programa seja executado nos municípios mineiros com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

Roda de Conversa

Durante a visita à cidade, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social Elizabeth Jucá promoveu uma Roda de Conversa com Secretários Municipais de Desenvolvimento Social da abrangência da Regional Sedese em Governador Valadares.

Essa foi a nona ação regional realizada pela Sedese com o intuito de promover diálogo e aproximar gestão estadual e municipal. O Estado busca induzir a autonomia das famílias, para que elas deixem a situação de vulnerabilidade social e os municípios são peça-chave na promoção da autonomia das famílias e indivíduos.

Durante o encontro, a secretária apresentou as áreas de atuação da Sedese e ouviu os secretários municipais sobre os desafios e expectativas de sua gestão. Com essa ação, a secretária já esteve com secretários das Regionais Sedese de Divinópolis, Muriaé, São João del Rei, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Salinas e, no último mês, esteve presente na Câmara Técnica de Assistência Social da Sedese de Passos.

Para a Roda de Conversa foram convidados os secretários municipais de Desenvolvimento Social das áreas de atuação da Sedese (Assistência Social, Trabalho e Emprego, Direitos Humanos, Esportes, Políticas sobre Drogas, Segurança Alimentar e Nutricional e Habitação) das seguintes cidades: Açucena, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Cantagalo, Capitão Andrade, Central de Minas, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Cavati, Dores de Guanhães, Durandé, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Inhapim, Ipanema, Itabirinha, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Lajinha, Mantena, Marilac, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raydan, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pocrane, Resplendor, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Virginópolis e Virgolândia.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social