Prazo para registro de candidaturas termina no dia 26

 

Os partidos políticos têm até o dia 26 de setembro para apresentar os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. O pedido poderá ser transmitido pela internet até as 8h ou entregue em mídia física no cartório eleitoral até as 19h do dia 26 de setembro de 2020.

O TRE recomenda que os pedidos sejam enviados o quanto antes pelo sistema CANDex, evitando-se, assim, eventuais dificuldades de acesso à plataforma na reta final e necessidade de ir ao cartório no último dia. Se for necessário o atendimento presencial, o interessado deverá agendar previamente o comparecimento a um cartório. Confira as regras para o atendimento presencial a partidos e candidatos.

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter sido escolhidos em convenção partidária, que se iniciaram no dia 31 de agosto e terminaram no dia 16. Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato, que trata de temas como condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual e outras informações podem ser consultados no site do TRE, na página Eleições 2020/Candidaturas. 

Eleitor pode acompanhar os registros dos candidatos

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas da campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.

Fonte: TRE-MG.