Prefeito de Tumiritinga ouve propostas da população na 9ª Conferência de Saúde

assoleste na conferência saúde tumiritinga
Elidamarcia Lana, da Assoleste, destacou a participação do controle social nas políticas públicas de saúde

 

O prefeito de Tumiritinga, José Paulo Bretas, cumpriu hoje o papel de reunir a população para avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para a formulação de políticas para o setor, conforme estabelece a Lei nº 8142/90.

Esse encontro dos diversos segmentos da sociedade com o poder público aconteceu por meio da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Tumiritinga, realizada nesta sexta-feira (14), das 8 às 17 horas, na Creche Municipal.

O tema da conferência, “Saúde de Qualidade: Os Desafios do SUS na Atenção Primária”, foi abordado pelo palestrante Fábio Leão, médico da Clínica Doutor Especialista, em Governador Valadares.

Lideranças políticas e comunitárias participaram do evento, como o prefeito Municipal José Paulo Bretas, a secretária Municipal de Saúde, Roseany Costa Brito, a consultora em Saúde Lilian, o presidente da Câmara Municipal Adilson Guimarães, a secretária Executiva da Assoleste Elidamárcia Lana, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Bruno, o coordenador Geral da Atenção Básica da Saúde, Maycon José, o Sargento PM Silas, a representante dos secretários municipais, Márcia Calixto e o representante da comunidade tumiritinguense, Jassi Alves de Oliveira.

Segundo a secretária de Saúde de Tumiritinga, Roseany Brito, é essencial a participação da população nas indicações das necessidades de saúde do município, “pois só assim será possível construir um plano municipal que represente verdadeiramente aquilo que o cidadão entende que é o melhor para ele, para sua família e para sua comunidade”, ressaltou.

Representando a Assoleste – que tem dado total apoio na realização das conferências de saúde e de assistência social – a secretária Elidamárcia Lana também reforçou a importância do controle social para que as políticas de saúde sejam elaboradas e moldadas conforme o perfil e o interesse das respectivas comunidades.

conferência tumiritinga
Tumiritinga realizou a 9ª Conferência de Saúde
tumiritinga realiza conferência
‘Saúde de Qualidade: Os Desafios do SUS na Atenção Primária’ foi o tema deste ano