Prefeitos da Assoleste cobram de senador inclusão de municípios na área da Sudene

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas – Assoleste – prefeito de São Félix de Minas, Cleudim Machado, juntamente com prefeito de Itabirinha, Dêgo Reis reuniram-se no último dia nove (sexta-feira), com o senador Antônio Anastasia (PSDB).

A pauta de discussão que aconteceu no gabinete do senador em Belo Horizonte teve como objetivo principal o Projeto de Lei Complementar (PLP) 119/15, que inclui mais 81 municípios mineiros e três capixabas na área de abrangência da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

A Lei Complementar foi aprovada pela Câmara dos Deputados no final de março do ano passado e encaminhada ao Senado para análise e aprovação. Mas a boa notícia foi a palavra do senador Anastasia aos prefeitos Cleudim e Dêgo, de que “tem convicção da aprovação do PL pelo Senado, que inclui esses municípios na área da Sudene”.

Esse projeto de Lei complementar é de autoria dos parlamentares mineiros, Leonardo Quintão (PMDB), Mauro Lopes (PMDB), Leonardo Monteiro (PT) e Brunny Gomes (PR) e se tornou uma antiga e necessária reivindicação de prefeitos e demais parlamentares da região.

Se aprovado, os municípios incluídos na área da Sudene serão beneficiados com políticas públicas que vão favorecer o desenvolvimento, possibilitando-os à maior competitividade de cada um nos cenários econômicos regional, nacional e até internacional. Por se tratar de uma autarquia federal, a Sudene desenvolve ações e competências que potencializam a dinâmica econômica, inclusiva e sustentável da região, proporcionando assim, mais qualidade de vida às comunidades.

Presidente da Assoleste, prefeito de São Félix de Minas, Cleudim Machado, juntamente com prefeito de Itabirinha, Dêgo Reis, durante reunião com o senador tucano, Antônio Anastasia, em Belo Horizonte