Iniciativa é inédita em toda a região e serve como uma nova ferramenta à disposição da população nas ações de combate e enfrentamento à Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde está instalando Cabines de Sanitização no Hospital São Lucas e também em todas as unidades básicas de saúde espalhadas pelos mais diferentes bairros e distritos da cidade. A ação, inédita em toda a região, tem por objetivo disponibilizar mais uma ferramenta para a população, entre as tantas medidas de combate e enfrentamento a COVID-19 já implantadas no município. Os locais para a instalação das unidades foram escolhidos justamente por registrarem um grande fluxo diário de pessoas e, muitas das vezes, debilitadas por suas mais diferenciadas condições de saúde. A atual administração tem sido referência na região na implantação de ações que, em sua maioria, só estão sendo instaladas nos grandes centros.
“Temos buscado, com o apoio incondicional do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, estar atentos a todas as ações de sucesso desenvolvidas nos mais diversos cantos do país e trazê-las para cá, obviamente adaptando-se à nossa realidade. Estamos na terceira etapa de entrega casa a casa do álcool em gel, já entregamos máscaras à toda a população, adquirimos uma UTI Móvel que é a primeira com sua estrutura em toda a região, instalamos as barreiras sanitárias, agora as cabines de sanitização e nos próximos dias entregaremos um frasco de poli vitamínicos para cada morador. Isso sem contar as estruturas e adequações internas que montamos para combate à essa doença que, dentro do possível, temos conseguido manter em um número controlável”, comentou o prefeito Dego Reis.
COMO FUNCIONA A CABINE
As cabines servem para promover a sanitização (remoção ou redução de carga microbiana) de todo o corpo, uma vez que, porventura, em nossas roupas, cabelos, mãos, possamos estar carregando alguma carga viral proveniente de algum local que tenhamos tocado, conversado com outra pessoa, um perdigoto (gotículas de saliva) que tenha caído em nossa roupa e o vírus permanece por algum período vivo no tecido ou em alguma superfície em nosso próprio corpo. As estruturas agora disponibilizadas pela Administração Municipal matam qualquer tipo de vírus que possa estar na superfície do nosso corpo ou roupas em apenas alguns segundos, promovendo maior segurança nesses locais, tanto para a população quanto para os profissionais da saúde ao atender os pacientes cotidianamente.
Informação disponibilizada no facebook oficial do prefeito do município