Seis prefeituras filiadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) assinaram convênios e termos de adesão ao programa Minas Digital na tarde desta quarta-feira (20): Capitão Andrade, Goiabeira, Itabirinha, Mantena, São Félix de Minas e Tumiritinga.
Estiveram presentes os prefeitos de São Félix de Minas, Cleudim Machado; de Mantena, João Rufino; de São João do Manteninha, Gentil Pereira; de Tumiritinga, José Paulo Bretas; de Mendes Pimentel, Aymoré Moreira; de Capitão Andrade, Aroldo Miranda; e a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva.
O programa foi apresentado a prefeitos, vereadores, secretários e autoridades dos vales do Rio Doce e do Aço pelo secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Miguel Corrêa, em evento realizado nesta quarta, às 14 horas, na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares. Também estava presente a subsecretária da Sedectes, Elisa Costa.
O encontro serviu também para troca de experiência sobre o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. O Minas Digital foi criado para gerar crescimento econômico por meio da tecnologia, do empreendedorismo e da economia digital e criativa. O programa visa unir ações de incentivo no Estado, conforme as necessidades e vocações das regiões mineiras.
Programas oferecidos pelo Minas Digital:
Meu Primeiro Negócio – tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. São 12 semanas de aulas em que os participantes aprendem conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa, sendo acompanhados por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. O edital da segunda edição do Meu Primeiro Negócio já está aberto e pode ser conferido em: meuprimeironegocio.mg.gov.br
UAITEC LAB – A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é uma rede que oferece, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de polos de educação à distância, ampliando e interiorizando o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para capacitação e requalificação. A UAITEC já oferece mais de 34 mil vagas para cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação (TI) e de idiomas, atingindo mais de 300 mil interessados. Dessa forma, democratiza-se o acesso à educação e o programa ainda busca criar uma cultura de empreendedorismo e de inovação nos mineiros para continuar a desenvolver o estado.
Startup Universitário – O programa Startup Universitário visa fomentar empreendedorismo e inovação nas Universidades do estado em dois grandes eixos. O primeiro é o apoio a ações de fomento à cultura empreendedora em alunos e professores da graduação e pós-graduação das Universidades do estado de Minas Gerais. O segundo e mais avançado é o suporte à transferência de tecnologia, em que o programa visa apoiar projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia no estado.
Seed – Único programa governamental de aceleração de startups do país, o Seed tem duração de 6 meses e acolhe cerca de 40 empresas por rodada. Até o momento, 113 projetos de empreendedores de 12 países foram apoiados pelo programa desde 2013, entre as três rodadas já realizadas, e, juntas, as startups participantes faturaram mais de R$ 26 milhões desde o início de suas operações.
INOVA-PRO – O programa seleciona projetos de startups em desenvolvimento por alunos e professores de pós-graduação stricto-sensu de instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado. As ações do Inova-Pro têm o objetivo de potencializar o ambiente de inovação e empreendedorismo existentes nas instituições públicas, além de apoiar financeiramente projetos de startups que estejam em fase de concepção, ideação ou gestação.
NUMIES – O Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies) formula políticas públicas e parcerias para a internacionalização das Instituições Públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de MG. O programa atua na promoção, articulação e desenvolvimento de acordos de cooperação entre instituições educacionais do Estado e órgãos internacionais, com o objetivo de ampliar os benefícios da internacionalização científica em todo o território mineiro.