Presidente da Assoleste e Prefeitos participam do Seminário de Turismo realizado em Governador Valadares.

O Seminário “Turismo no Doce Vale” reuniu 40 representantes dos municípios que compõem o Circuito Trilhas do Rio Doce. Teve como objetivo o desenvolvimento do turismo com a união de municípios.

Turismo é uma grande ferramenta para as cidades serem reconhecidas por seus potenciais, geram novos negócios, empregos e fomenta a economia. Pensando nisso aconteceu na última terça-feira (11), na Fadivale, o seminário “Turismo no Doce Vale”, que discutiu a regionalização e políticas públicas de turismo da região Rio Doce. Organizado pela Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas (EDERSUL), em parceria com o Circuito Trilhas do Rio Doce, o seminário teve apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SMDE) e municípios da região que integram o mapa do turismo. O evento contou com a presença de 40 representantes de cidades que compõem o Circuito Trilhas do Rio Doce.

A presidente do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce e gestora do evento, Roberta Andrade Carvalho, explicou a importância do turismo para a região do Rio Doce. “O turismo é mola propulsora da região. Regionalizar o turismo é pensar de forma articulada, em arranjos setoriais e regionais, integrando os municípios”.

Resultado do encontro

No final do seminário foram apresentados os protocolos de intensão de projetos que a Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas (EDERSUL) pretende realizar em Valadares.

Ainda foi apresentado o Centro de Referência em Infraestrutura Urbana (CRIURB), que pretende promover o desenvolvimento da infraestrutura urbana das cidades da região, tendo como identificadores e promotores a EDERSUL, ABCP e Prefeitura. Serão convidados como parceiros e apoiadores institucionais, o SEBRAE/MG, FAPEMIG, FIEMG/SENAI e Universidades da Região.

A Presidente da Assoleste,  Prefeita Flávia Dorneles  compareceu juntamente com o Prefeito Dego Reis de Itabirinha, acompanhados pela Secretária Executiva Elidamárcia Lana. A prefeita Flávia Dorneles compôs o dispositivo.Credito da foto: Yuri Barreto