Reunião de Abertura do “Projeto Conscientizar”

 

Foi dada a largada para o “Projeto Conscientizar” uma ação de entidades no combate à violência contra Mulher.

O projeto consiste na criação do grupo reflexivo na cidade de Mantena para homens agressores que cumprem medidas protetivas. A provocação para início do projeto partiu do poder Judiciário de Mantena em um seminário sobre violência contra a mulher, realizado pela 18ª Companhia Independente da PMMG. E foi através da juíza Dra. Samira Morais (2ª Vara da Comarca de Mantena) que foi apresentado um projeto modelo realizado com parceiros no Vale do Jequitinhonha que mostrou resultados significativos na redução de reincidência da violência doméstica. A Juíza ainda colocou dados locais sobre a violência doméstica e disse que somente na cidade de Mantena, chega pelo menos três pedidos de medida protetiva por semana na sua mesa. Já a Secretaria de Assistência do Município informou que, com relação à violência contra mulher, no CREAS, existem mais de 50 pastas ativas de mulheres que foram vítimas de violência.

A Assoleste, que era parceira na correalização do evento, representada por sua Secretária Executiva, Elidamárcia, de pronto mostrou o interesse da entidade em ajudar na busca de soluções que poderiam viabilizar tal projeto e saiu em campo provocando várias agendas com possíveis parceiros.

O primeiro Start foi uma reunião on-line com a promotora, Dra. Patrícia Habkouk, do Centro Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – CAO-VD de Belo Horizonte em setembro de 2023 para discursão dos desafios, custos com estrutura, equipe multidisciplinar e como seria o apoio da rede de proteção que converge na luta contra violência. Tentando juntar mais parceiros e atores da rede, a Assoleste também promoveu encontros com a promotora Dra. Carla Regina da promotoria da Mulher de Governador Valadares, que contou como funciona a experiência naquela cidade e ainda outro encontro foi com a Promotora Dra. Bárbara Rodrigues, da comarca de Mantena, que cuida da promotoria da Mulher onde será a execução do projeto.

O desafio dos custos do projeto ainda era uma preocupação e para tanto a entidade acessou o edital que acontecia no mandato da Deputada Estadual Andreia de Jesus, em novembro de 2023, onde se poderia apresentar projetos sociais para pleito de recursos. A assoleste apresentou um plano de ação para o edital e teve sua proposta selecionada em março de 2024 com o despacho da Assembleia Legislativa informando que o município de Mantena seria o interveniente do recurso de 70 mil reais de emenda parlamentar enviado pela deputada para a execução do projeto.

O presidente da Assoleste, prefeito Walter Júnior, que apoiou imediatamente o projeto, diz sentir-se honrado em a Assoleste ser a primeira associação Municipalista do estado de Minas Gerais, dentro das 43 que existem, que apresenta um projeto dessa importância em prol da luta no combate à violência contra mulher.

A Secretaria Executiva da Assoleste, que estará na coordenação do projeto, sabe do desafio que se apresenta, mas está confiante na rede de apoio que foi formada ao longo dessa jornada que servirá de base forte para excelentes resultados.
Essa é a primeira experiência da Assoleste que servirá de modelo para outras cidades que são afiliadas e poderão futuramente receber esse projeto.

Nos desafios da redução e eliminação da violência contra a mulher a Assoleste ressalta que esse momento não aconteceria sem a parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público de Minas Gerais, mandato da deputada estadual Andréa de Jesus, Polícia Militar e Polícia Civil, prefeitura de Mantena, Secretaria Municipal de Assistência Social, parceiros que tem como nome “rede de proteção à mulher vítima de violência”.

Dra. Samira Morais Palestra no Seminário da Polícia Militar Sobre Violência Contra a Mulher.

Secretária Executiva da Assoleste Elidamáricia Lana se encontra com a Promotora, Dra. Patrícia Habkouk, No CAO-VD de Belo Horizonte.

Deputada Andreia de Jesus Participa do Seminário Desenvolver.

Primeira reunião online com a promotora, Dra. Patrícia Habkouk.

Reunião com a Secretária Executiva da Assoleste e o prefeito de Mantena João Rufino Sobre grupo Reflexivo.