Na tarde dessa terça-feira (21), o governador Romeu Zema se reuniu com 19 dos 22 diretores regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para um café na Cidade Administrativa. Este evento marcou o II Encontro de Integração, que se encerra nesta quarta-feira (22). Em pauta, questões voltadas para liderança e gestão, território e políticas públicas, além do Piso Mineiro de Assistência Social.
A ação, realizada desde 2019, possibilita que as lideranças regionais alinhem expectativas, articulem estratégias e compartilhem visão regional da oferta das ações de desenvolvimento social nos territórios. Logo no início de seu discurso, o governador enalteceu o trabalho dos diretores.
“Passamos por um dos momentos mais sensíveis dos últimos anos com a pandemia, com custos psicológicos, sociais e econômicos, com a inflação alta que desestruturou a vida de muitas famílias, então o trabalho de vocês se torna ainda mais importante”, frisou o governador, que em seguida lembrou que colocou em dia o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, com o incremento do valor por família e do número de famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Encontro
Com relação à pauta de liderança e gestão debatida durante as discussões do II Encontro, ela se torna mais importante, pois compõe o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR), elaborado pela Fundação João Pinheiro (FJP). As lideranças regionais da Sedese fazem parte do programa, que objetiva dotar Minas Gerais de dirigentes com boa capacidade de gestão e liderança para potencializar as políticas públicas do Estado.
Antes da participação de Zema, a secretária da Sedese, Elizabeth Jucá, participou de um bate-papo com os diretores das regionais. Por cerca de duas horas eles puderam expor situações da pasta e de cada parte de Minas Gerais, com proposições e explicações da secretária, que enalteceu a importância de atividades como essa.
“As diretorias regionais são os nossos olhos e ouvidos perto dos municípios. Ouvir o que eles vivem nos ajuda a fortalecer todas as políticas da Sedese. As regionais fazem parte de nossa estratégia de fortalecimento de atendimento aos municípios, então esse encontro é de grande importância. Afinal, apesar de estar visitando as 22 regionais, escutá-los em conjunto é fundamental. Além disso, decidimos fazer um plano estratégico de fortalecimento das diretorias regionais para elas estarem cada vez mais próximas dos municípios”, ressaltou.
Também participaram do II Encontro de Integração o superintendente de Integração, Henrique Carvalho, e a diretora de Coordenação Regional, Fabiana de Andrade, que também falou da relevância da reunião.
“Esse encontro é fundamental para que as regionais se integrem com as demais áreas da Sedese. Eles ficam no território e tem essa capacidade de fazer uma análise e trazer esse feedback para a secretaria. Além disso, a pauta de gestão e liderança que trouxemos é fundamental para a continuidade do trabalho deles, principalmente porque estão longe da central e nem sempre participam do planejamento das ações como fazemos aqui”, explicou Fabiana.
O encontro seguiu nesta quarta-feira (22), com debates sobre os temas Monitoramento de Parcerias, com a assessora da Superintendência de Integração, Virgínia Carvalho, e Estrutura Regional, com o superintendente de Integração, Henrique Carvalho.
A segunda edição do Encontro de Integração de 2022 repetiu o sucesso do primeiro, realizado em fevereiro de 2022. Fernando Gomes Reis, diretor da regional de Passos, falou sobre a representatividade de eventos como este.
“É um momento para o reconhecimento da importância do olhar do interior para o planejamento do Estado, tanto as reuniões que tivemos com a secretária Elizabeth Jucá, quanto no café com o governador. Isso mostra que é um Estado que pensa de forma descentralizada, próxima da realidade que os gestores municipais vivem. Então foi um encontro muito importante, pois pudemos ser ouvidos pelos maiores representantes governamentais”, explicou.
Um terceiro encontro das regionais está previsto para outubro deste ano.
Fonte: SEDESE