Muitas atividades aguardam os estudantes que vão participar, neste sábado (5), no campus II da Univale, no bairro Santos Dumont I, em Governador Valadares, do “Pensando no futuro”. São 1.574 estudantes, de 39 cidades do leste do estado. Vai ser a quarta edição do projeto, que é uma parceria entre a Associação dos municípios da microrregião do Leste de Minas, Assoleste; Univale e Sebrae Minas.
Neste ano, o projeto ganhou, também, o apoio da Superintendência regional de ensino, que transformou o sábado de atividades em dia letivo para os estudantes que participam.
O “Pensando no futuro” é voltado para estudantes de escolas públicas da área de abrangência da Assoleste. A secretária-executiva da associação, Elidamárcia Lana da Silva explica o que motivou a criação do projeto: “Nasceu da ideia de levar o estudante do terceiro ano para o universo acadêmico, numa estrutura que pudesse receber e acolher; e que essa estrutura pudesse, também, promover um encontro amistoso, com vivências e experiências dos cursos apresentados”, resumiu.
Programação intensa
Incluída no projeto está a mostra de profissões, organizada pela Univale. Os estudantes vão poder conhecer um pouco do conteúdo dos cursos oferecidos pela instituição, com os laboratórios específicos. Durante todo o dia, eles participam de oficinas, sorteio de bolsas integrais da universidade e testes vocacionais. Na programação, também consta um show, com o cantor Arthur Rodrigues.
A abertura, pela manhã, vai contar com a presença do presidente da Assoleste, Walter Júnior (prefeito de Nova Módica), secretários e diretores das escolas participantes. Mas para a secretária-executiva da associação, a participação dos estudantes é um dos pontos altos da cerimônia oficial. “Os estudantes vão estar com os uniformes das escolas, e acabam compondo um visual bonito, além dos gritos de guerra que eles criam”, comemora.