Aconteceu nesta quinta-feira (13) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de São José de Divino. A abertura se deu a partir das 12h30, no Clube Social Divinense, e contou com a apresentação de ballet e jazz das alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José do Divino, sob a coordenação do professor Leonardo.
A conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Prefeitura e foi aberta à comunidade, que lotou as dependências do clube. O palestrante Ruderson Santos Carvalho abordou o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Também fizeram uso da palavra para defender a importância da participação da sociedade no debate sobre o Suas, o prefeito Marcos Rogério, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Layse Rodrigues, a secretária de Assistência Social Vanádia Toledo, a usuária Maria Lourenço Xavier Cunha, o vice-prefeito Clóvis Ribeiro, o presidente do Legislativo Marcus Lima e a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana.
“Estamos em um momento muito importante da política de assistência social, onde o cidadão da sociedade civil tem direito de voz e voto, o que fortalece nossa luta em favor dos direitos a uma assistência de melhor qualidade, por meio das propostas que estarão sendo encaminhadas aos governos estadual e federal”, destacou a secretária Vanádia.
Ao final dos debates, os participantes elaboraram propostas, de acordo com os eixos temáticos, e elegeram os delegados para a etapa regional da conferência de assistência social.