Secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana, participou de reunião online da AMM com as microrregionais.

A Secretária Executiva da Assoleste participou de reunião online nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, com a AMM com e demais associações microrregionais para discutir sobre as parcerias de 2023. O intuito da reunião é uma maior aproximação da AMM com as micro e ampliar as ações conjuntas.

A reunião foi mediada pelo superintendente da AMM, Everton Campos. Na reunião, foi apresentado um balanço com as ações da AMM do ano de 2022, a agenda para 2023 e as novas ferramentas criadas para otimizar a administração pública municipal, bem como aprimorar a capacitação dos agentes públicos.

O destaque da reunião foi a plena aprovação e apoio dos presentes ao projeto que a AMM iniciará em 2023, denominado “AMM nas Micros”, que tem como missão estreitar e alinhar os objetivos das entidades, apoiando as pautas ainda mais específicas de cada região do Estado. O projeto propõe 40 eventos de capacitação em todas as regiões de Minas Gerais, levando um curso de capacitação gratuito, em parceria com a Escola de Gestão Municipalista (EGM) da AMM, além da apresentação das reivindicações municipalistas a nível estadual e federal. O projeto começará a circular em fevereiro de 2022. O consultor da AMM, Ângelo Roncalli, que atua também na Confederação Nacional de Municípios (CNM), é um dos articuladores para a realização desse percurso por Minas, e destacou que cada evento será desenhado junto com o interesse de cada micro.
Outro assunto abordado pelos secretários-executivos presentes foi a adequação e o melhor entendimento da Lei nº 14.341, de 18 de maio de 2022, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.

O superintendente Everton Campos destacou a importância das micros como um forte braço político de apoio aos gestores, e que, em breve, a AMM atenderá à demanda e fará reunião com os representantes das microrregionais mineiras, para, junto com especialistas, abordar o assunto e prestar esclarecimentos.
Cada um dos secretários que se manifestaram destacaram pontos positivos da atuação da AMM e da importância da Associação para os gestores e agentes públicos no interior.

A Secretária Executiva da Assoleste fez considerações ao trabalho relevante que AMM tem feito, e solicitou ajuda da entidade no empoderamento das micro regionais em suas respectivas regiões no intuito de reforçar o trabalho que estás tem feito em todo estado junto aos municípios e aos líderes do poder executivo.