Assoleste conquista a 18ª Cia Ind da Policia Militar na cidade de Mantena

Sonho realizado: A Secretária Executiva, Elidamárcia Lana, conta a história que possibilitou essa realização para toda região do Leste de Minas.

Uma conquista cujos primeiros passos foram dados dentro da Assoleste e após incansáveis reuniões, mobilizações e manifestações, a vitória foi alcançada: o município de Mantena acaba de ser beneficiado com a instalação de uma Companhia Independente.

A notícia foi confirmada pelo comando da Polícia Militar na tarde de quarta-feira (27) e repassada à comunidade  de Mantena pelo Capitão da 159, Lindomar Batista. A instalação da unidade policial deve acontecer no início de janeiro de 2018.

A causa para conquistar a Companhia Independente teve a adesão e o apoio da população mantenense, de empresários e políticos da cidade e região, explicou a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva.

O presidente da Assoleste e prefeito de Itabirinha, Dego Reis, disse que a vinda da companhia é uma grande conquista que representa mais segurança para a região, com o aumento no efetivo policial, no número de viaturas e de equipamentos. “A efetivação da companhia independente trará mais tranquilidade para Mantena e municípios da área de abrangência, com um policiamento mais ostensivo que vai resultar na preservação da ordem pública, melhorando a qualidade de vida da população”, destacou Dego Reis.

“A Assoleste, desde o primeiro momento, arregaçou as mangas e partiu para a luta, conseguindo fazer uma grande mobilização e atrair a atenção do governo mineiro para atender uma das principais reivindicações da região, que é a promoção da segurança pública”, ressaltou a secretária.

Ela disse ainda que o Fórum Regional Rio Doce, em 2015, foi essencial para fortalecer e unificar a proposta. “Conseguimos unir as lideranças em torno da defesa da Companhia Independente e levamos para o fórum uma grande quantidade de pessoas comprometidas com a sua aprovação, o que de fato aconteceu”, acrescentou Elidamárcia Lana.

A Companhia Independente terá autonomia administrativa de pessoal e logística, perspectiva de aumentar o efetivo policial – trazendo mais segurança para a região – e adquirir mais viaturas, além de contar com o comando de um tenente-coronel ou de um major.

Veja algumas das fases para a conquista da Companhia Independente:

12 de agosto de 2015 –  Encontro regional preparatório para o Fórum Regional Rio Doce, quando as propostas foram unificadas.


16 e 21 de agosto de 2015 – reunião preparatória para a segunda fase do Fórum Regional Rio Doce.

24 de agosto de 2015 –  Reunião sobre o Eixo segurança Pública, com definição das propostas para o Fórum Regional Rio Doce.

24 de agosto de 2015 – Reunião na sede da Assoleste com coordenadores do Eixo Segurança Pública, para afunilamento das propostas para a segunda etapa do Fórum Regional Rio Doce.

(Foto: Divulgação/Informe Leste)

29 de agosto de 2015- Assoleste participa da 2ª etapa dos Fórum Regional Rio Doce em Governador Valadares.

23 de novembro de 2015 – 1º Seminário de Mobilização Social dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da Subárea da 159ª CIA PM/6º BPM.

12 de janeiro de 2016 – Instalação do Colegiado Executivo do Território Vale do Rio Doce.

12 de maio de 2016 – Reunião na sede da Assoleste com empresários de Mantena e PM, para tratar sobre o andamento do Fórum Regional, referente ao tema Segurança Pública.

(Foto: Divulgação/Informe Leste)

29 de setembro de 2017 – Manifestação da Assoleste durante Fórum Regional de Governo – Território Vale do Rio Doce, em Aimorés, contestando devolutiva sobre investimento na segurança pública.