Pessoas de 20 a 49 anos devem se vacinar contra sarampo

Em Minas Gerais, apesar da expectativa em vacinar mais de nove milhões de pessoas de 20 a 49 anos na Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo, apenas pouco mais de um milhão de doses foram aplicadas até agora. Uma cobertura vacinal de 11,64%, bem abaixo do esperado, contra o vírus do sarampo, que voltou a circular no País em 2018.

A vacinação contra o sarampo, que se encerra em 31 de agosto, é feita independentemente da situação vacinal das pessoas, porque a campanha é indiscriminada. Isso significa que, mesmo que a pessoa já tenha o cartão de vacina atualizado, ou seja, constando registro de vacina contra o sarampo, aquelas que pertencem à faixa etária, de 20 a 49 anos, precisam se vacinar.

Para evitar a circulação do sarampo no Estado, é necessária a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais em todas as faixas etárias da população.

A vacina integra o calendário de rotina do Ministério de Saúde e está disponível o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em três apresentações: Dupla viral, que protege do vírus do sarampo e da rubéola; Tríplice viral que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola e a Tetra viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada um, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

O vírus sarampo ainda circula em grande quantidade em várias regiões da Europa e da América. Por causa das migrações e de viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular no País desde fevereiro de 2018. A baixa imunização da população brasileira, que vem caindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

A doença, que chegou a ser considerada erradicada no País, acometeu 29.233 pessoas e levou 30 a óbito, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, em 2020, já foram confirmados sete casos de sarampo.

Coronavírus

Diante do cenário da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda certos cuidados às pessoas no momento da vacinação. A população deve ficar atenta às medidas de prevenção, como usar máscara de proteção e manter dois metros de distância nas filas, entre uma pessoa e outra.

Confira aqui dados do sarampo no Estado aqui.

Fonte: SES-MG.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.