São Félix de Minas: O trabalho efetivo do Idene em programas de desenvolvimento econômico e social, principalmente relacionado à melhoria da segurança hídrica, tem despertado muita atenção dos municípios.

Diversas regiões tiveram soluções definitivas para falta d’água que durava décadas, sobretudo na zona rural. Essas ações seguiram a diretriz do governador Romeu Zema de atender os mais necessitados.
Assim, os municípios que ainda têm dificuldade com abastecimento na área de abrangência do Idene, tem procurado o diretor-geral do órgão, Carlos Alexandre Gonçalves, a fim de oficializar as suas demandas para um atendimento oportuno.
No dia 3/6, na Cidade Administrativa, o diretor-geral recebeu o prefeito Edson Alves dos Santos, de Frei Gaspar (Vale do Mucuri). Ele estava acompanhado do advogado Arnaldo Antônio Batista. Em 6/6, Carlos Alexandre recebeu o prefeito Marco Alexandre Sordine, de São Félix de Minas (Vale do Rio Doce), ao lado do seu vice-prefeito, Didi Couto, e do chefe do gabinete, Devanir Rodrigues. Os dois municípios expuseram os seus desafios e saíram satisfeitos em contar com as portas abertas do Idene.
Os principais programas de segurança hídricas do Idene são: Sistemas Integrados de Abastecimento de Água (SIAAs), Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA), poços artesianos convencionais e distribuição de kits compostos por reservatórios de 10 mil ou 15 mil litros de água e tubos para ligações desde à captação até a distribuição.